Licitação para instalação de fibra óptica offshore

A Petrobras lançou uma licitação para adquirir serviços de engenharia, compras, construção e instalação de uma rede de fibra óptica conectando unidades de produção de petróleo e gás no pré-sal da bacia de Santos.

A Petrobras lançou uma licitação para adquirir serviços de engenharia, compras, construção e instalação de uma rede de fibra óptica conectando unidades de produção de petróleo e gás no pré-sal da bacia de Santos, na costa sudeste do Brasil.

O projeto visa interligar 13 plataformas e centros de controle (terminais de cabos) a serem instalados nos municípios de Praia Grande e Rio de Janeiro, nos estados de São Paulo e Rio, respectivamente.

As unidades de produção a serem interligadas são: PMXL-1, no campo de Mexilhão; P-66, P-67, P-68, P-69 e P-70, em Tupi ; P-74, P-75, P-76 e P-77, em Búzios ; P-71, prevista para produzir o primeiro óleo em Itapu  em 2023; e os FPSOs Guanabara  e Sepetiba  , que devem entrar em operação nos campos Mero  1 e 2 do bloco de Libra  em 2021 e 2023.

A rede de fibra ótica consistirá de mais de 1.000 km de linhas, e a petroleira controlada pelo governo federal já está considerando expandi-la para conectar outras 20 plataformas offshore.

O escopo da licitação abrange levantamento geofísico e geotécnico, engenharia de detalhamento, serviços de instalação offshore e onshore, interconexões submarinas e pull-ins com as unidades de produção, entre outros.

A empresa contratada deverá fornecer embarcações offshore para apoiar as operações.

O contrato será de 900 dias e os interessados ??terão entre 19 de fevereiro e 20 de abril de 2021 para apresentar as ofertas.

Entre os possíveis candidatos estão Alcatel Submarine Networks (ASN), Subcom, NEC e Prysmian, que se especializam em projetos de cabo de telecomunicações turnkey. 

Um executivo do setor que pediu para não ser identificado disse que o negócio pode valer US $ 100-150 milhões.

Em entrevista recente, o diretor de inovação e transformação digital da Petrobras, Nicolas Simone, disse que a rede de fibra ótica ajudará a empresa a aumentar a robotização de suas plataformas.

Fale conosco

Nos envie uma mensagem no formulário abaixo, que retornaremos o mais breve possível

Por meio deste formulário, autorizo que a CABLETECH CABOS LTDA (“CABLETECH”) utilize os dados pessoais coletados por meio de ficha de cadastro voluntariamente preenchida por mim para obtenção de informações ou pedido de proposta comercial.
Compreendo que, para análise e oferta, os colaboradores da CABLETECH terão acesso aos meus dados de contato informados na presente data.
O presente consentimento foi dado de forma livre e informada, e compreendo que caso eu queira, posso revogá-lo a qualquer momento, não havendo qualquer prejuízo caso eu decida por revogar o consentimento.