Fibra óptica atende 79% dos municípios brasileiros

O Brasil tem 79% de seus municípios atendidos por redes de fibra óptica. Levantamento da Anatel mostra que, em 2020, houve um crescimento de pelo menos 9% no número de cidades contempladas.

Segundo os dados mais recentes do esforço de mapeamento que tem sido realizado pela Anatel para levantar com precisão quais os municípios brasileiros atendidos por redes de fibra óptica, 2020 representou um crescimento de pelo menos 9% na quantidade de cidades atendidas por fibra, ou pelo menos nas cidades em que a Anatel conseguiu apontar a existência desse tipo de infraestrutura. Ao todo, segundo o levantamento da Anatel feito junto a empresas e associações, há pelo menos 4.403 municípios atendidos por fibra no Brasil, o que representa 79% dos municípios brasileiros. Por consequência, 1.167 municípios ainda não estão conectados por fibra. O levantamento da agência não é exaustivo porque há casos de cidades com redes de fibra não reportadas, mas dá uma boa dimensão da rede atual. O levantamento considera municípios atendidos por infraestruturas das redes de telecomunicações de alta capacidade utilizadas na prestação de serviços de telecomunicações (backhaul). O levantamento continua recebendo contribuições.
 

Segundo a agência, "os prestadores de pequeno porte (…) já estão presentes com fibra óptica em 3.777 municípios, sendo que 1.108 desses municípios são atendidos por fibra apenas por esses pequenos provedores, o que corresponde a 20% dos municípios do país". Ainda segundo a agência, "nem todos os recursos estruturais (neles incluído o backhaul) das prestadoras estão disponíveis para revenda em atacado, ou seja, o fato de uma prestadora possuir infraestrutura com fibra óptica em um município não significa possuir condições ou obrigações de atendimento ao mercado de atacado". A tabela da Anatel com os municípios e quantidade de prestadores está disponível aqui.

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegação, você concorda com tal monitoramento

Para saber mais acesse nossa Política de Privacidade.